terça-feira, 8 de junho de 2010

O poder do silencio


Quando as palavras sao demais, sao so palavras, è melhor calar. Por que as vezes insistimos em explicar, racionalizar, procurar nas entre linhas, falar e falar coisas que nem mesmo sabemos se sao pertinentes?
Se sao verdadeiras? As palavras servem pra expressar nossos sentimentos. E quando nao sabemos o que estamos realmente sentindo? Sera que adianta querer colocar em palavras sentimentos obscuros, misturados, dolorosos? Por que falar? Sera uma justificativa para o outro ou pra si mesmo?
Quando tomamos certas atitudes em relaçao ao outro, e falo sobre atitudes que podem machucar, ferir e criar uma situaçao de decepçao e as vezes de uma quebra de confiança tao fatal quanto a morte, precisamos estar cientes da consequencia dessas atitudes, dessas açoes.
Sera que tudo tem realmente uma explicaçao? E as palavras ditas num momento como esse conseguem dissolver o nò na garganta e a dor no coraçao? Aquela sensaçao incomoda de ter sido enganado, traìdo, uma dor no estomago, um certo amargor na boca, fica dificil atè de engolir!
Ou è melhor entrar no silencio para meditar sobre o que aconteceu de uma maneira mais verdadeira, sem as ruidosas palavras que muitas vezes ferem mais ainda e sao ditas no calor de uma discussao sem sentido naquele momento?  Cada um quer impor as "suas razoes" e praticamente obrigar o outro a concordar com o que esta sendo dito. E esse é um movimento egoista, onde o "malfeitor" encontra beneficio em prol de si mesmo!
Justifica e cria pra si uma "historinha" plausivel pra o seu ato inconsequente e pior, acredita piamente nela!
O mais incrivel é quando voce se encontra lucido o suficiente para perceber o delinear da "historinha" criada
para e redençao do outro, aquele que feriu.
A inabalavel verdade!Como cada um conta o seu lado da moeda. Quem esta com a razao? Existe um juiz?
No meu caso, o juiz que escolhi foi o silencio. O poder do silencio. Algo que estou aprendendo a respeitar e honrar.
Entrar nesse majestoso templo e calar. E deixar que o tempo, o seu parceiro ajude a encontrar a sabedoria necessaria para a verdadeira compreensao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário