terça-feira, 13 de abril de 2010

Os caminhos tortuosos que levam para o lugar certo

Quem ja nao passou por situaçoes desagradaveis, ou tristes ou atè mesmo impossiveis de acreditar?
A gente pensa: "Meu Deus, isto esta mesmo acontecendo comigo?"
"Por que teve que ser assim?" Ou: " Por que tenho que passar por isso?"
Trata-se de pensar e futucar a fundo quais foram as verdadeiras razoes pra que tal situaçao se apresentasse.
E isso significa: tomar a responsabilidade tambem pra si!
E essa é a parte mais dificil!O outro sempre è apontado como a "causa" (por que è mais facil julgar os outros do que a nòs mesmos) e nem sempre conseguimos enxergar que tudo tem causa e efeito e que relaçoes e situaçoes nao acontecem isoladamente, com a participaçao de um so...
Na minha caminhada, tenho tentado refletir sobre isso...
Por que coisas ruins acontecem quando a gente menos espera e por que nos pega de surpresa e nos derrubam?
Serà que andamos tao inconscientes assim? Soterrados pelos problemas do dia a dia?
Serà que passamos tempo demais preocupados com  contas a pagar, o conserto do carro, as provas da Universidade, as notas baixas do filho, o aluguel, a roupa nova pra festa...
Ou serà que no meio da tempestade, olhamos pra baixo e pensamos somente em nos proteger e esquecemos do outro?
Aquele outro que esta sentindo coisas e vivendo processos iguais aos nossos? ( ou diferentes...)
Claro que esse isolamento as vezes, è involuntario ou seja, nao nos damos conta.
E a falta de dialogo, a falta dessa consciencia pode levar a resultados catastròficos, como os de uma tempestade...
Ja passei por muitas tempestades, voces sabem...
Mas a cada vez que seco as minhas roupas, seco tambem algumas crenças antigas tais como: " A culpa foi de tal pessoa, eu nao tive nada a ver com isso, eu estava na minha, bem, tranquila... ai, de repente Crash! Boom! Bang!"
Serà?
Eu estava tranquila mesmo? Eu estava sendo eu mesma, na minha mais pura essencia? Eu estava consciente?
E na maioria das vezes, meus amigos... Eu nao tava nao!
E ai, a casa cai!
Sem querer justificar açoes malevolas que acontecem no mundo, o mal existe sim.
Mas trazendo pro lado sentimental, das relaçoes humanas...
As vezes è preciso que a casa caia, pra gente sair na chuva  e se molhar e olhar pro outro tambem na chuva, todo molhado, encharcado, arrasado, acabado...
E chorar junto com a chuva e desaguar toda a tristeza e se olhar verdadeiramente e se perdoar por nao ser perfeito e por errar e por ser apenas humano.(o que pode ser grandioso, algumas vezes...)
Somos humanos. (ponto) Estamos nas estradas da vida pra aprender sempre.
Nao sei nem se algum dia estarei pronta! Nem sei se terei algo a ensinar (espero que sim)
Mas existem caminhos tortuosos que levam para o lugar certo, que serà o certo atè outro caminho tortuoso cruzar o seu caminho!
Uma amiga querida me mandou um texto que dizia. " devemos agradecer aos espinhos tambem." "Eles nos fazem dar valor as rosas"
Bom, eu agradeço aos espinhos hoje.
E sinceramente espero que amanha esteja rodeada de rosas belas (com seus belos espinhos!)

Um comentário:

  1. Kari querida a vontade é fazer um comentário sobre o seu desabafo, sincero e humano, mas prefiro, por motivos óbvios mandar-lhe uma msg por email. Sua dinda. Bj.

    ResponderExcluir