terça-feira, 27 de abril de 2010

Ser ou nao ser...

Quando as pessoas dizem:" Eu tenho um nome a zelar!" Elas querem dizer que estao zelando por elas mesmas?
Ela quem? A pessoa? O ser? O ser humano? Ou o ego? A pessoa feita da casca? Da aparencia? Do conjunto de atitudes? Da reprensentaçao daquele ser?
O que serà a verdadeira essencia? E se a tirarmos do contexto? Do seu paìs? da sua terra? do seu ambiente de trabalho? de perto da sua familia? Dos seus amigos mais proximos?
O que restarà? O que de fato sobra?
O que esta pessoa traz consigo? Que especie de bagagem porta? Qual a verdadeira sabedoria?
Serà que um advogado (sem poder advogar) saberia fazer um Clown no meio da rua pra ganhar uns trocados?
Serà que um medico (sem poder exercer a medicina) suportaria lavar pratos pra sobreviver?
Serà que acharia humilhante? Terrivel? Serà que uma atriz de talento conseguiria lavar banheiros sem chorar depois de um dia de trabalho?
E o nome a zelar?
O nome. O nosso nome. Somos nòs? Quem somos nòs verdadeiramente quando estamos fora da nossa Patria? Quando nao podemos ser aquele? Aquele ser que construimos com tanto sacrificio?
Podemos reconstui-lo? Desconstrui-lo?
Por que nos sentimos sem chao quando nao sabemos quem podemos ser?
Por que eu sei quem sou. Mas o que posso ser quando nao posso fazer o que sei?
Tudo que aprendi, que estudei, que sei fazer e como fazer?
O fazer esta relacionado com o ser?
Eu nao faço entao nao sou?
Eu sou e por isso faço acontecer?
E quando se esta nas trevas da ilusao, sem poder se mexer, por simplesmente nao saber pra onde ir?
Por simplesmente se deixar levar? Sem rumo, esperando...
Uma espera sem fim. Correndo pra ficar parada?
Parece absurdo.
Mas aconteceu comigo!
E o meu nome?
Karina Allatta: Atriz, figurinista, maquiadora, Professora de Indumentaria e Maquiagem.
Na minha terra eu me deixei... Essa aì de cima.
Em Salvador, ela existe ainda.
Todos a conhecem.
E aqui na Italia? Quem sou eu?
Eu sou uma estrangeira. E o que fazer com esse novo status?
Essa nova identidade?
Ainda sou eu mesma?
Serà que eu, meu nome ainda tem  o mesmo significado?
Aqui meu nome significa "Aquela que amamenta" Allatta.
Engraçado que um amigo disse assim: "Que nome nutriente!"
E Karina (carina) quer dizer: "Bonita"
"A bela que amamenta, que nutre."
Entao penso que este è o nome que eu devo zelar!
Eu posso me nutrir e nutrir os outros!
De alegria, fé, esperança, perseverança, criatividade, amor, sinceridade, amizade, e tantas outras coisas que por hora deixo a cargo de voces enumerarem! rsrsrs
Por que assim, me dou a oportunidade de deixar reticencias... Pra esse (ser aqui) em construçao!

3 comentários:

  1. Karen querida seu desabafo é comovente, mas pense em você como uma pessoa capaz de dar a volta por cima, com alguns defeitinhos como todos os seres humanos. Ora, somos humanos e erramos, mas com muitas virtudes e capacidade profissional. Realmente qdo n estamos no nosso país de origem as oportunidades diminuem mesmo. Nosso vavazinho disse p a mãe dele um dia desses " mãe eu aqui em Portugal sou apenas um estrangeiro..". Já deixou o trabalho q duraria 2 a 3 meses e acabou o "casamento". Bola para frente querida afilhada e se não der aí, volte e comece tudo de novo. A vida é um eterno recomeço só precisamos acreditar nisso e lutar. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Kari, que texto incrível. Se já era fa~, fiquei mais. Beijo grande.
    Marcos (de Nina)

    ResponderExcluir
  3. o que sei é que vc é a minha KARINA!!! Te amo muito!!! bjs

    ResponderExcluir