sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Bergamo

Bergamo, 9 de outubro de 2009


Queridos,

Aqui nesta cidade tao acolhedora, me encontro como uma criança descobrindo o mundo! Em cada esquina, em cada cantinho existe uma porta convidativa, como a porta de entrada para o Paìs das Maravilhas de Alice. Minha primeira aula de Museologia me fez mergulhar no universo de estàtuas dedicadas aos heròis Garibaldinos espalhadas pelas praças da cidade. A Porta Nuova, monumento que representa a entrada da cidade, a partir de onde os urbanistas começaram a desenvolver as construçoes e tantas outas informaçoes que desvendam o meu novo lar. As pessoas sao gentis e muito ativas. Principalmente os mais velhos! Andam de bicicleta e motorino e estao em toda a parte. Sabe que aqui os idosos nao tem preferencia nas filas. Por que sao a maioria da populaçao. Os jovens estudam aqui ou em Milano ou em Brescia. Os cabelos coloridos e cortados geometricamente, as calças baixìssimas estilo Rapper, alguns estilo Emo e alguns Mauricinhos e Patricinhas! Mas a maioria bem modernos! Também a mioria fuma! E as meninas vao maquiadas para a escola e para a Faculdade! Algumas exageram! Olhos pintados de preto e esfumado na pàlpebra: sempre! Os penteados dos garotos dao de 10 a 0 no das garotas! Quase todos fazem escova! O style è meio passarela, sabe? Existem também aqueles bem bonitos e elegantes que parecem ter acabado de sair da Revista Vogue! E as pasticeria? Com a foccacia, o panine, i biscottine, piadine e tudo ine que faz cair por terra a nossa dieta? Os queijos e presuntos e salames deliciosos? Por hora estou vegetariana e por isso me contento com i formaggi! Os doces e torrones e os biscoitos Amareto e a paglia italiana. E o sorvete? Delicioso e baratinho! Tem atè promoçao de fim de estaçao! E o aperitivo no final da tarde. Voce paga o drink e pode comer o snack a vontade! Ponto de encontro dos jovens, executivos, os maduros e os idosos, sim, por que nao? Depois la cena as 20h: primeiro prato, segundo prato, embutidos e pao, frutas, sobremesa e café. Todo o comércio fecha as 12 e reabre as 15h. A famosa siesta! Depois a cidade ganha um novo folego para continuar até mais tarde. Muitos Museus e Galerias e Pinacotecas, grandes mercados e feirinhas e lojas que vendem roupa e calçados a 10 euros! Sao negòcios que ficam abertos por dois meses e depois fecham as portas! Os sinos das Igrejas tocam sempre! A sensaçao è de estar sendo orientada sobre a hora do dia! Muitos estrangeiros vivem aqui: Marroquinos que vendem coisas de marca na clandestinidade, africanos de Angola, chineses, japoneses, latino americanos, alemaes, poloneses, Indianos, brasileiros (sei que estao aqui mas atè agora nao conheci nenhum!) Mas eles nao se misturam! As praças sao uma atraçao a parte: lindas e limpas e cheia de flores! O Teatro Donizzetti muito antigo, os cinemas,os pubs e cafés… Aqui tem muitos cursos de teatro espalhados pela cidade! No fim de semana acontece um feira de comida de um outro paìs, ou um evento comunitàrio, ou uma exposiòao de arte, enfim, tem sempre o que fazer! A cidade è dividida em Città Alta e a Città Bassa. Subir de Funicolare (uma espècie de bonde sobre trilhos) è um belo passeio. A vista là de cima, imperdìvel. E depois, o ar e o clima fazem tao bem a pele e ao cabelo! Voce sente logo a diferença! Estamos no sopè da montanha! E pròximo a cidade tem um lago grande que ainda vou conhecer. Estamos pertinho da Suìça ( que coisa chata!) e temos um Aeroporto da Ryanair onde as passagens sao baratìssimas! Nao tenho tv em casa e està sendo uma bençao, apesar de confessar que morro de saudade das minhas novelas! Rsrsrs Mas que jeito? Estou experimentando outras formas de entretenimento. Sabem que estou cozinhando? Eh, e estou me saindo bem de acordo com Ricardo! Rsrsrs Tudo bem, ele è meu namorado, mas è muito exigente! E quando ando pelas ruas de pedra e contemplo o dia, me sinto bem e feliz, apesar da saudade de todos. Sinto como se estivesse começando de novo, sinto um frescor e uma viviacidade que sò sente quem se move do confortàvel para o desconhecido. Quem arrisca a sentir um friozinho na barriga, uma leve incerteza , um sossego desavisado, um respirar profundo e uma mega -ultra giga- power força de vontade! Hahahaha Beijocas meus amores! Karina.

Um comentário:

  1. kARI,quando leio suas palavras é como se vc estivesse narrando "o filme de sua vida"!!!Tudo é lindo como os filmes italianos e francezes.Sinto que vc realmente virrase mais paginas de sua vida de pobre menina rica, rs!!!!Mas o que importa é que vc viva todos os minutos bem vividos, porque isso só acontece uma vez!!!Saudades amiga,muitos bacios...

    ResponderExcluir