sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

La Scala

Queridos,


Ontem fui ao La Scala de Milano. Para descrever a emoçao que senti nao bastam palavras. Embarquei numa viagem no tunel do tempo. Enquanto nossa guia Francine, uma francesa muito simpatica e que fala muito bem o italiano, discorria sobre a historia da fundaçao do emblematico Teatro, minha mente percorria os corredores junto com os personagens que habitaram aquele edificio cheio de misterio e fascinio. As familias responsaveis pela construçao do Scala possuiam cada uma, seu palco particular para fazer saraus e representaçoes antes do espetaculo no palco principal. Alem disso, no foyer funcionava um cassino e musicos animavam o salao. Era um lugar de diversao e encontro da sociedade. Em 1932 o Teatro se torna pubilco. As familias perdem o direito aos seus camarotes particulares. O Teatro passou por muitas reformas, a ultima em 2003. Tendo sido condenado pelo corpo de bombeiros, por questoes de segurança, o Teatro fechou para passar por uma reforma longa que sobre tudo, focou na manuntençao de todo o aparato tecnico e na conservaçao do que era original. As cortinas sao agora feitas de um material que imita a seda porem nao absorve o som, as paredes da segunda Galeria imitam o marmore antigo,mas ainda existem as colunas gregas originais! Os leoes dourados, o lustre da sala principal com seus cristais da Bohemia, os tecidos adamascados vermelho vinho, o cheiro, o luxo, a grandiosidade do Scala faz a gente sonhar com um mundo que nao conhecemos. Ou sera que em algum momento, para aqueless que acreditam em vidas passadas, estivemos ail, junto com Maria Callas, Giuseppe Verdi ou Rossini?

A cada descoberta, meus olhos de menina brilhavam: via as senhoras e seus vestidos rodados, o bater dos leques floridos, o farfalhar das anaguas, os cabelos em cachos, os senhores em black tie, ou com casaquetos de brocado de seda pura, os criados de perucas brancas, o cheiro das velas fumaçando, a luz tremula, os olhares dos amantes, as fofocas nos ouvidos, o olhar de inveja para as Cortesans, a musica invadindo os sentidos, as pessoas enebriadas pelo vinho, os cachorrinhos das madames, o Palco do Principe!

Existe atè hoje o Palco do Principe, uma especie de camarote de Luxo bem ao centro do Palco e um pouco acima da plateia principal. Nao preciso dizer que nem um reles mortal pisa ali sem ser convidado, ou pela direçao do Teatro ou por algum cantor importante que se apresenta.

Os ingressos sao carissimos, mas podemos “queixar” aos bailarinos, atores ou cantores, algum convite para o ensaio geral! Assim nos confidenciou nossa amavel guia: “tem que ter cara depau!” ela disse. Mas isso nao seria problema pra mim, vcs bem sabem... rsrsrs

Falando em personagem, elas nos contou de uma senhora de 75 anos que vai todos os dias assistir a apresentaçoes Liricas, pois è uma apaixonada por musica classica. Diz que cantou com Maria Callas, conta mil historias e è uma atraçao a parte do Teatro! Dizem que ela sempre consegue sentar no mesmo lugar e que ja faz parte da historia do Scala!

Fico imaginando se um dia, talvez, quem sabe, assistirei a um espetaculo nesse Teatro das maravilhas, sem precisar pagar 12 euros e sentar na ultima galeria, vendo mais as colunas, do que o espetaculo! So por via das duvidas, memorizei os numeros de dois lugares estrategicos, sò em caso de convencer o meu amado Ri a gastar um pouco mais de dindin! Rsrsrsr

Bjocas saudosas!

P.S. nao tenho til no meu teclado rsrsrs “cortesas” ficaria outra palavra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário